6 de fevereiro de 2010

As minhas máquinas de Costura

Não vos contei, mas tive de "despedir" a Bernette. É sem dúvida uma boa máquina, especialmente para o preço, faz tudo e mais alguma coisa, é electrónica, tem muitas luzes... só lhe falta tirar cafés. Mas realmente, para o tipo de costura que eu faço, por vezes sobre várias camadas de tecido e eventualmente de entretelas e enchimentos, não dava conta do recado. Encravava, apitava, fazia uns barulhos estranhos e não saía dali. Quando encravava por estar a coser por cima de muito tecido tinha de a desligar, tirar o trabalho da máquina, desfazer se necessário e tentar novamente. O facto de ser electrónica não ajudava nada, porque era tipo computador: queres sair desta, então desliga e volta a ligar.

Na realidade, a Bernette é uma sub-marca da Bernina, marca sueca de renome na área de equipamentos para costura. No entanto, é uma sub-marca muito mais barata que a Bernina e produzida na China. Devo dizer que me deixei deslumbrar pelas luzes e pelas características da máquina e não vi a óbvia falta de qualidade da montagem e dos plásticos. E, ingenuamente, achei que pelo preço que paguei estava a comprar uma máquina capaz de coser sem problemas umas bainhas de ganga, por ex.

Resolvi trocá-la, ainda no período de experiência, por uma máquina mecânica. E, já agora, por uma marca também de renome mas de nacionaldade alemã. Comprei uma PFAFF Select 3.0. É o oposto da Bernette, o que tem de sólido falta-lhe em luzinhas a piscar. Tem uns botões enormes para seleccionar os pontos, cose, supostamente, por cima de 12 camadas de ganga e tem um sistema exclusivo da PFAFF, o IDT, que puxa simultaneamente o tecido de cima e o de baixo a imitar o trabalho do famoso "walking foot" usado correntemente em quilting. O IDT consiste num acessório com "dentes" por trás do pé calcador, que se pode colocar em uso ou não, e que vai agarrando e levando o tecido ao mesmo tempo que os dentes da base da máquina fazem o mesmo ao tecido de baixo.

Não vou dizer que a PFAFF cose tudo sem dificuldade, há alguns trabalhos em que precisa de uma mãozinha minha, bem devagarinho e a ajudar com o volante, para passar. Mas passa...! E não faz barulhos estranhos. E faz, de facto, o que eu quero que faça.

De modo que tenho a minha PFAFF há duas semanas, já coseu bastante e bem, e eu estou satisfeita da vida!

30 comentários:

Anónimo disse...

noooossa!!vc caiu do ceu!!nao imagina como me ajudou com seu esclarecimento sobre a Bernette.
so nao estou encontrado um site com sua maquina pfaff(domestica).
agradeceria muito se me dessa mais essa força!!
obrigada!!

Inês disse...

Olá!
Ainda bem que ajudei!
Continuo muito satisfeita com a minha pfaff, continua a coser lindamente.
Comprei a Pfaff cá em Portugal, numa loja em Lisboa. Na Internet não a encontrei à venda cá em Portugal, apenas em sites Ingleses, mas depois coloca-se o problema da garantia, etc. Mas o site da máquina Pfaff é: http://www.pfaff.com/global/6393.html
Obrigada!

Anónimo disse...

Bom dia Ines!!!
Gostaria de saber se sua maquina pfaff seleccione 3,0 ,tem um ponto chamado: ponto caseado para petchwork.
Obrigada
Giliana

Anónimo disse...

olá boa tarde! precisava de saber o valor da maquina!! para saber se é para o meu bolso...!
obrigada

Anónimo disse...

e ja agora o nome da loja el lisboa... preciso de uma maquina para ontem, e esta indicaçao veio mm a calhar. obrigada, tania soares

Inês disse...

A loja é em Campo de Ourique, na Ferreira Borges. O preço varia consoante o modelo, o ideal é ir lá ver o que eles têm.

Ricardo disse...

Boa tarde,pode deixar aqui o numero de telefone,estou interessado numa maquina pfaff select 3,só que estou um pouco longe de Lisboa,obrigado

Inês disse...

Não sei o número de telefone. Mas penso que procurando no google por pfaff em Campo de Ourique é muito provável que lhe apareça. Sei que não tem site...

Ricardo disse...

Comprei uma pfaff select 3.0 só que o manual está em espanhol, tem o manual em português? obrigado

Inês disse...

Olá Ricardo,
Boa compra! Tive exactamente o mesmo problema e não consegui arranjar o manual em português em lado nenhum. Tive de me desenrascar com o espanhol...

Anónimo disse...

Olá a todos,
quero comprar a minha primeira máquina de costura mas já fui a várias lojas e vi q elas têm potências diferentes. queria uma que cozesse sobre várias camadas de ganga e cabedal. Gostei da tua sugestão da Pfaff mas gostei muito do design de uma AE. Se me pudessem ajudar agradecia imenso.
Obrigada

Inês disse...

Olá,
Não conheço essa AE, por isso a única coisa que posso dizer para ajudar é que a Pfaff Select cose de facto por cima de muitas camadas, é a mais "dura" que já experimentei. De qualquer maneira, não há como ir às lojas e experimentar as máquinas que tiver em vista com materiais que irá usar no dia a dia com a máquina que escolher.
Obrigada!

Marisa disse...

Olá Inês! O seu blog com esta informação caiu-me do céu. Quero oferecer uma máquina de costura à minha mãe egostei muito da descrição que fez da sua. Gostava de saber qual o preço que este modelo ronda, se fosse possível e mais alguma informação sobre a loja, pois não sou de Lisboa e quando lá for terá de ser logo para a comprar. Obrigada
Ass. Marisa
www.isartdesign.blogspot.com

Inês disse...

Este modelo penso que ronda os 500 euros. Quanto à loja, não tem site e fica na R. Ferreira Borges, em Campo de Ourique. Se fizer uma busca por máquinas de costura em campo de ourique é capaz de aparecer.

Obrigada!

Anónimo disse...

Boa tarde

Comprei uma pfaff 3, e uma de corte e cose profissional,em www.jomaq.com, os donos são bastante atenciosos e aconselham sempre a melhor máquina para o que pretendemos.
Já aconselhei duas amigas minhas e ficamos fãs.

Ass. Mariana

Anónimo disse...

Contactos da tal loja de Campo de Ourique, em Lisboa:

PFAFF / Husqvarna - Máquinas de Costura e Bordar
Rua Ferreira Borges 104/6
1350-135 Lisboa
Telefone: 213 857 778
Sítio: www.pfaff.com

XuXu disse...

Oi!
Eu encontrei-a na Retrosaria Rosapomar a mais ou menos 600€...
MAs não cheguei a comprar por esse motivo mesmo, os euros
Bjs
Andreia

Anónimo disse...

boa tarde, ofereceram-me uma máquina de costura usada igual a essa, mas acontece que não consigo enfiar a linha, nem tenho possibilidade de ter livro de instruções, será que me pode ajudar?...
agradecia resposta para o meu emal: misabel.cunha@gmail.com.
obrigado

Inês Duarte disse...

Olá,

Neste vídeo está bem explicada a forma de encher a bobine e de colocar a linha: http://www.youtube.com/watch?v=Auc-UIALfPc

Há um pormenor importante para o bom funcionamento da linha e que eu só percebi mais tarde: Quando enchemos a bobine o logotipo Pfaff impresso na bobine deve ficar para cima. Quando a colocamos no porta bobines devemos colocar com o logotipo para dentro do porta-bobines. Isto assegura que a linha corre para o lado certo e evita muitos problemas e frustrações.

Anónimo disse...

Bom dia, Herdei uma PFAFF varmatic 6086, mas herdei sem manual e faltam agulhas. Não percebo nada de costura, mas gostava de tirar uns workshops para aprender costura bem como aprender a trabalhar com esta máquina. Alguem me pode ajudar? O meu email: scaessa@gmail.com Obrigada

Rita disse...

Olá Inês,
Ando à procura de uma máquina de costura e vim dar a este seu post. Ainda continua satisfeita com a sua máquina Pfaff?

Muito obrigada

Inês Duarte disse...

Olá Rita,
Continuo muito satisfeita com a minha PFaff, sim. Agora tenho uma nova, também Pfaff mas electrónica e mais avançada. Gosto imenso dela, é maior e aparentemente mais robusta, mas para costuras mais "duras" uso a Select 3.0. O investimento vale a pena!
Bjs

Rita disse...

Olá Inês
Estou mesmo tão indecisa...
Pode dizer qual a sua nova?
Eu costuro muito, mas não preciso de coser muitas camadas nem tecidos muito grossos...
ahhh isto é tão dificil, a "oferta" é tanta :)

Obrigada e um beijinho

Inês Duarte disse...

Rita, o modelo que comprei é já semi-profissional, um investimento mais à séria. Mande-me um e-mail para mariacafe@mariacafe.pt e podemos falar melhor sobre a escolha da máquina de costura.
Bjs

Rita disse...

Assim farei. Muito obrigada pela disponibilidade

alice pereira disse...

Olá, Eu comprei uma Select 3.0 e tenho o manual em alemão. Há algum sítio na web onde encontrar outras línguas? Versão inglês, português ou espanhol? Obrigada! (ruamarela@hotmail.com)

Inês Duarte disse...

Olá Alice,
eu tenho o manual em espanhol e penso que não há em português. Mas procure no site global da pfaff, pode ser que tenham o manual em inglês...
Não tenho o manual digitalizado, senão mandava-lhe...
Obrigada,
Inês

Isabel disse...

Como a Inês tem sido tão simpática, atrevo-me também a colocar-lhe uma questão. Tenho feito algumas colchas patchwork e deparo-me sempre com a dificuldade do acolchoamento, visto não ter duplo arrasto. Aconselha a Pfaff 3 para este tipo de trabalho? Já agora, tem sido fiável? Obrigada pela atenção!

Inês Duarte disse...

Olá Isabel,
Eu não tenho experiência em quilting, mas sei que o duplo arrasto é apresentado como uma boa solução para as dificuldades do acolchoamento. Quanto à máquina, continuo muito satisfeita com ela, é fantástica!

Anónimo disse...

Obrigada por essas informações todas. Eu tinha uma máquina ricar mas partiu-se o carreto e não consigo substituir. Vai daí que ando à procura de uma máquina. Indicaram-me a Elna 1000 por 180 euros e dizem que é boa. Alguém tem informações?
Obrigada
isabel
isabel.miranda@mail.telepac.pt

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...