2 de junho de 2011

Tutorial: do estragado se faz novo

Uma sobrinha pediu-me para recuperar duas t-shirts que estavam irremediavelmente manchadas. Lembrei-me de fazer um tutorial sobre apliqués, uma técnica muito simples que pode ajudar a alegrar, renovar e recuperar peças de roupa que precisam de um toque...


Esta t-shirt tinha uma mancha de tinta vermelha forte no peito e mais algumas manchinhas espalhadas, por isso a aplicação tinha de ser grande.





Material necessário:

- T-shirt
- Retalhos de tecido
- Caneta para marcar tecido (eu uso uma cujos riscos desaparecem com água)
- Entretela para aplicações (uma entretela muito fina, bi-termocolante, disponível em retrosarias)
- Máquina de costura
- Opcional: entretela termocolante leve/média




1. Escolha o tecido a usar para a aplicação. Pode recortar formas (uma flor, um coração, uma bola) em tecidos lisos ou com padrões ou então aproveitar a estampa de um tecido para recortar essa forma. Foi isso que fiz, recortei 3 flores de um tecido colorido, aproveitando a estampa:



2. Para cada forma a aplicar recorte uma forma igual de entretela para aplicações:



3. Disponha os retalhos na superfície a recuperar, colocando a entretela entre o retalho e a t-shirt. Se as aplicações vão ficar sobrepostas, comece pela que vai ficar por baixo. Passe com o ferro até ficar bem colado, usando um pano de algodão entre o ferro e o tecido:



4. Quando o primeiro retalho estiver colado, passe para a máquina de costura. Comece por seleccionar um ponto zig-zag de comprimento médio e abertura pequena. Experimente num retalho de tecido inutilizado para ver se gosta do efeito. Não deve ser muito apertado porque pode cortar o tecido, mas também não deve ser muito aberto porque o objectivo é que o tecido não desfie com as lavagens. Na minha máquina uso uma abertura entre 0 e 1. Coloque o pé calcador alinhado com o retalho e comece, lentamente, a coser. 


Nas curvas e ângulos o ideal é ir bem devagar e ir dirigindo suavemente o tecido para a costura acompanhar bem o contorno. Não vale a pena ter pressa, se não estiver à vontade cosa devagar para garantir um bom resultado final. Treine com retalhos inutilizados antes de passar para o trabalho final. 



DICA 1: Nos ângulos, deixe a agulha para baixo e levante o pé calcador para virar o tecido. Baixe o pé e continue.

DICA 2: Como estamos a trabalhar com um tecido elástico (a malha da t-shirt), pode acontecer a máquina começar a saltar pontos e a prender no tecido. Nesse caso, cole um pedaço entretela leve/média termocolante no verso da t-shirt para dar consistência à malha. No final do trabalho retire a entretela do interior da t-shirt.

5. Quando terminar o primeiro retalho passe para os outros, repetindo o processo. 



6. No final, orgulhe-se do seu trabalho! Não desespere se as primeiras tentativas não correrem na perfeição. Lembre-se que a t-shirt que estamos a usar estava estragada, não vem mal ao mundo se não ficar perfeita! Com a prática o processo vai começar a correr melhor. Dê largas à imaginação!


Agora falta saber se a dona vai gostar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante. Pela criatividade e pelo facto de partilhar essas técnicas.
Acredito que a Maria Café é nome a reter, de
mimos originais para crianças.

Felicidades

Inês disse...

Obrigada! Os mimos da Maria Café são para crianças e não só!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...