13 de abril de 2012

Casa roubada, trancas à porta!

Quando se entra neste mundo da Internet, há certos conceitos que esperamos nunca ter de vir a aprofundar e determinados problemas que esperamos nunca ter de resolver. Desejamos que palavras como hacker, virus, trojan, malware nunca venham a fazer parte do vocabulário do nosso dia-a-dia. 

Como utilizadora de Macintosh, os vírus que o meu computador pode apanhar pela Internet não me preocupam... praticamente não existem! Não tenho antivirus nem firewall nem nenhuma dessas ferramentas que equipam obrigatoriamente os PCs. Por isso, quando uma utilizadora do site da Maria Café me disse que não conseguia fazer uma encomenda porque tinha apanhado vírus no site, fui totalmente apanhada de surpresa. Depois outra utilizadora também me deu conta do mesmo... e depois outra e depois no Facebook também começaram a aparecer alguns avisos. 

Sinceramente, nunca pensei muito bem no que faria quando isto acontecesse (porque pelos vistos é uma questão de tempo), e ainda por cima como não tenho antivirus não conseguia perceber o que é que estava a infectar o site. Mas fui aconselhada (e bem) por um técnico de informática a recorrer a uma empresa especializada na limpeza de sites. E pronto, menos de uma semana depois do primeiro aviso o site está limpo e, melhor ainda, protegido de futuros ataques: de 6 em 6 horas a SUCURI monitoriza o endereço para o caso de ter entrado algum hacker novamente. E estava bem contaminado.



Durante este processo, várias vezes me perguntei: mas esta gente não tem mais nada que fazer senão vir para aqui importunar uma mãe super atarefada e encher-lhe o estaminé de bicharada? É que eu tenho mais que fazer do que andar a limpar a porcaria que eles fazem... Eu sei que há muito mais por detrás desta coisa dos virus que aparecem e se propagam e desenvolvem à velocidade da luz. Mas pergunto-me: porquê eu? Porquê a Maria Café? Enfim... o que interessa é que está resolvido!

A quem acedeu ao site nos últimos tempos peço que actualizem o anti-virus e o corram no vosso computador porque provavelmente foram infectados. Se não têm anti-virus, há várias soluções gratuitas online como o Avast, o MSE ou o Spybot. E lamento desde já qualquer infecção que tenha vindo da Maria Café.

E mais uma vez agradeço a todas as minhas seguidoras que me enviaram avisos e a informação que conseguiram sobre o malware que apanharam. OBRIGADA!!!!!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...