5 de maio de 2012

São parte do meu ser...

Já não sou a Inês... sou a mãe do João, do José e do Miguel. 

Há 6 anos e meio a minha vida mudou para sempre, com o nascimento do meu filho mais velho, o João. É uma criança doce, aparentemente tranquila mas que de vez em quando quase explode de tanta contenção. Um feitio maravilhoso à superfície, um  turbilhão interior de emoções que é preciso espicaçar de vez em quando para não dar para o torto. 

Dois anos e meio depois veio o Zé Maria, "o do meio" como eu. É o engraçadinho, o palhaço da família. Querem rir-se um bocadinho? É pô-lo no meio da sala a dar espectáculo! Nele as emoções são mais óbvias, vai do choro/zanga ao riso num piscar de olhos. 

Três anos e meio mais tarde chegou o Miguel. Um Nenuco para os irmãos, delicia-se com eles e eles com ele. Com 6 meses parece que quer brincar às cambalhotas e às lutas como eles, tal é a forma como se agita na espreguiçadeira quando os vê na coboiada. De feitio parece doce e mimoso mas também muito determinado! Quando tem fome tem fome, mas só come o que lhe apetece! 




Três filhos, três partos completamente diferentes, três feitios que se complementam e que prevejo que venham a ser de grandes companheiros.

Acho engraçadas as reacções que apanho das pessoas que passam por mim quando ando com os três ou quando digo que para além do bebé tenho mais dois rapazes. Da surpresa à pena ("ai, coitadinha... nos dias que correm!"), passando pela piadinha do "anda à procura da menina", já ouvi de tudo um pouco...    Mas é impressionante como é tão fora do normal um casal ter três filhos... eu tenho dois irmãos e cresci numa família com muitos tios e primos, por isso acho normalíssimo. Dá trabalho? Claro que dá... às vezes dão-nos cabo da cabeça e apetece voltar ao tempo em que fazíamos a vida que queríamos sem pensar onde é que deixamos as crianças, se os levamos connosco, se podemos comprar isto ou aquilo, etc. Mas compensa muito! Enchem-nos a casa, o coração e, com frequência, a paciência!




0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...