31 de outubro de 2012

Um Natal mais tradicional

"Neste Natal, compremos os presentes a pequenas empresas e artesãos. (...) Façamos chegar o dinheiro às pessoas comuns e não às grandes multinacionais. Assim haverá mais gente a ter um Natal melhor."

É uma mensagem que circula no Facebook nos últimos dias. Não podia concordar mais com ela.

Em 2010 consegui produzir a maior parte dos presentes que ofereci no Natal, para além de ter feito os saquinhos de embrulho para tudo o que ofereci. Em 2011, por causa das reduções que já se faziam sentir, reduzimos muito a lista de pessoas a quem oferecemos presentes de Natal, e praticamente só a família directa e as crianças, para além de alguns amigos mais chegados, entraram nessa lista. Ainda assim, fizemos um miminho/brincadeira para quase toda a gente: um kit "A Vida é Fixe" que fotografei na altura mas nunca cheguei a partilhar convosco. Eu fiz as compotas de abóbora e frutos silvestres e escrevi a minha receita de scones, o J maquetizou as peças do kit e todos juntos fizemos a montagem dos kits para oferecer: uma compota, um saquinho de chá, uma receita de scones e dois guardanapos, tudo dentro de um saquinho decorado. Uma "Experiência Lanchinho" que oferecemos a uma data de gente.


Esta brincadeira fez sucesso!

Se no Natal passado a crise já se fazia sentir, este ano é uma realidade que está presente em cada passo que damos. Não sei como será o Natal, mas sei que será vivido neste espírito mais humano e menos consumista: vou privilegiar os presentes caseiros, feitos por mim ou comprados a pequenas empresas ou artesãos, e evitar a todo o custo as idas ao shopping só para gastar dinheiro em presentes desnecessários e com pouco significado. Tem sido assim nos últimos anos e continuará a ser, porque faz muito mais sentido. E espero conseguir incutir nos meus filhos este novo "espírito natalício", porque acredito que serão muito mais felizes com estes Natais...

1 comentários:

Sofia Serrano disse...

Acho tudo óptimas ideias! Partilho totalmente o espírito!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...