10 de novembro de 2012

Um presente que (praticamente) qualquer um pode dar

E há tantos a precisar... adultos, crianças, bebés, a precisar de sangue ou, mais difícil de conseguir, um transplante de medula óssea compatível.

Comecei a dar sangue quando tinha vinte e poucos, quando uma amiga adoeceu com leucemia e precisou de plaquetas enquanto não encontrava a cura (neste caso, como tem vários irmãos, encontrou num deles um doador compatível). Continuei a dar sangue uma a duas vezes por ano e mais tarde inscrevi-me no Banco Nacional de Dadores de Medula Óssea.

Infelizmente a vida tem alguns revezes menos bons, e um episódio triste da minha levou-me a possibilidade de continuar a ser doadora de sangue e potencial doadora de medula. Levei uma transfusão de plaquetas e acreditem, no meio do caos enquanto preparavam a minha transfusão, a minha preocupação era: não vou poder dar mais sangue. Ainda escrevi para o Instituto Português do Sangue a perguntar se podia... a resposta foi negativa: não aceitam dádivas de sangue ou medula de pessoas que tenham recebido uma transfusão de sangue ou derivados depois de 1980. Acho estranho, antes de 1980 o sangue usado em transfusões era garantidamente bom e agora não é? Consta-me exactamente o contrário, mas enfim. Continuo inscrita e se um dia me ligarem a dizer que sou compatível com alguém que precise, quero ver se aceitam a minha dádiva ou não. Não aceitam, já sei... São as regras.

De modos que me resta apelar: Vão dar sangue! Inscrevam-se no Banco Nacional de Doadores de Medula. Já pensaram que podem SALVAR UMA VIDA??? Neste momento há várias pessoas a precisar de um transplante de medula, entre as quais um bebé com menos de um ano, e a única coisa que é preciso fazer para se inscrever é fazer uma pequena recolha de sangue (como se fosse para análises). Não custa nada!!! E para algumas pessoas não pode haver melhor presente!

Links úteis:
http://ipsangue.org/
http://www.chsul.pt/
http://www.histocentro.pt/
http://www.chnorte.min-saude.pt/cedace.php



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...