12 de setembro de 2013

Resoluções de rentrée

Para mim (e para todos...) durante o ano existem dois pontos de viragem: o início, em Janeiro; e o regresso às aulas, em Setembro. São alturas em que revemos o que está para trás, tomamos decisões e fazemos planos para o futuro.

O mês de Setembro reveste-se sempre de uma áurea contraditória... acabaram-se as férias, o Verão começa a despedir-se, voltamos à rotina do dia-a-dia. Por outro lado, é o recomeço, um novo ano escolar, livros e material novos para os miúdos, para alguns uma nova escola... Dá-nos vontade de fazer limpezas, arrumar o que se tem acumulado ao longo do tempo e que já tomamos com arrumado (a pilha de papéis que teima em não desaparecer dali, a mesa da sala onde vamos poisando tralha que parece que nunca mais sai dali, os casacos que já não cabem no bengaleiro e que vamos pondo por cima dos outros até não se ver o bengaleiro). 

E este ano assim foi: chegámos de férias e tivemos um fim de semana de arrumação e novas resoluções. A sala levou uma volta, ponderámos mesmo mudar a disposição dos móveis (mas não) e propusémos a nós mesmos alguns desafios. Aqui vão:

- Antes de mais, tentar (eu...) não acumular a papelada de trabalho na sala - usar o escritório para isso. O novo escritório/atelier ainda está em remodelação, por isso neste ponto estou em fase de transição. Lá iremos mais tarde!

- Deixar (todos) de usar a mesa da sala como "despeja bolsos". Sim, esta é importante! Não somos uma família arrumada, é verdade... mas uma mesa de sala vazia dá logo um ar de sala arrumada, certo? Toca a fazer um esforço!

- Brinquedos na sala (meninos) NÃO!!!! Confesso, não gosto que brinquem na sala, têm um quarto de brinquedos mesmo ao lado, mas até percebo que prefiram estar ao pé de nós (e, por vezes, fingir que somos estradas ou montanhas e passar com os carrinhos por cima de nós...), mas quando acabam de brincar levem os brinquedos para o sítio deles... 

- Sapatos, roupa, almofadas, etc espalhados na sala (todos) NÃO!!! Os miúdos então, chegam a casa e descalçam-se. Onde estiverem. E os sapatos lá ficam... até eu dar um berro!



algumas salas arrumadas... talvez demais!
Não peço tanto, mas também não é preciso ser o caos...

- Dieta (pais): Pois é... férias, relax, calorzinho, muita batata frita, caipirinha, cerveja, churrasquinho, geladinhos e, claro está, quilinhos extra. Vamos dar cabo deles, ah pois vamos! Já começámos...

- No seguimento do ponto anterior, mas alargando aos mais novos - sopinha! Odeio fazer sopa e não adoro comê-la, mas reconheço o seu valor e a falta que faz. Não digo todos os dias (bah), mas com frequência... 

- Ainda no seguimento dos dois pontos anteriores, e para me facilitar a vida (estou a fazer o teste): usar mais a Bimby. Tenho-a há 5 anos e uso-a muito pouco... não sei receitas para a usar com frequência, falta-me imaginação, depois quando quero fazer uma coisa falta-me algum ingrediente... por isso a Bimby tornou-se um electrodoméstico (caro) onde me limito a fazer arroz, sopa (raramente) e sobremesas. Tá mal!!!! 

Este último projecto requer todo um novo post que vou escrever em breve. Aceito conselhos, dicas, receitas light (dieta, lembram-se?) e child friendly (3 miúdos, dois deles esquisitos). Já fiz um menu para 2 semanas, fiz as compras para todas a refeições e usei alguns truques para me organizar. Falta ensinar o pai a usá-la - acho que o mais velho já sabe mais que ele... Vamos ver se resulta e se consigo ser persistente... não sou aficcionada da Bimby, mas se a tenho é para lhe dar uso!

Estas são as minhas resoluções de rentrée... e as vossas?







2 comentários:

Marta Cabrita disse...

Adorei!!!!Ajuda com a Bimby podes contar comigo....
Marta Cabrita

katia jesus disse...

Concordo plenamente com todas as decisões..eu também sofro do mesmo mal..arrumar arrumar e mais um bocadinho a arrumar...
Agora com o frio a chegar também quero fazer mega arrumações e acima de tudo destralhar muito..se formos a ver temos muita muita coisa em casa que nao precisa de cá estar
Acho realmente é que a bimby pode ser uma grande ajuda..eu tenho desde fevereiro e posso dizer que é uma grande ajuda..comemos comida diferente...mais saudavel..mais rapida a fazer comida e no fim a cozinha esta arrumada..e há tanta mas tanta receita disponivel e os livros sãopotimos..
Pense nisso
Beijinjos

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...